sábado, 21 de novembro de 2009

Green Day



Em 1994 o cenário pop mundial foi sacudido pela ascensão de uma banda de músicos medíocres, sem a técnica das bandas de heavy metal, sem as letras e sonoridade agressivas das bandas grunge, sem sex apeal, mas com sinceridade e energia de sobra. O estilo difundido pela banda Green Day rapidamente seria nomeado pop-punk (pop em virtude de sua fácil aceitação e punk em virtude da óbvia limitação técnica e simplicidade) e venderia milhões de discos, tocando exaustivamente em rádios e MTV e abrindo caminho para dezenas de bandas semelhantes, como Rancid, Offsprings, etc. O sucesso do Green Day porém não foi apenas produto da mídia que gera mega-stars de uma hora para outra.

A banda foi originalmente formada em 1989, contando com o vocalista/guitarrista Billie Joe Armstrong, o baixista/vocalista Mike Dirnt ( amigo de infância de Joe) e o baterista John Kiffmeyer. O nome inicial da banda foi Sweet Children, logo mudado para Green Day (que segundo os integrantes é uma referência a maconha). Seu primeiro registro em vinil foi o EP "1000 Hours", cuja ótima aceitação levou a banda a conseguir o apoio de um produtor para a gravação de seu primeiro álbum, "39 Smooth", em 1990 (gravado em apenas um dia).
O baterista John Kiffmeyer resolveu abandonar a banda para continuar os estudos quando os outros componentes decidiram fazer uma primeira turnê pela América. Em seu lugar entrou Tre Cool (nascido Frank Edwin Wright III). Esta foi a formação que gravou Kerplunk em 1992.
Em 1994 lançaram Dookie pela major Warner. A repercussão foi muito maior do que a esperada. De uma hora para a outra a banda se tornou a queridinha da MTV e consequentemente de uma legião de modistas, o que enfureceu os fãs antigos (como é de praxe a qualquer banda underground que se torna mainstream de uma hora para outra). O álbum vendeu rapidamente mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo e a banda foi eleita a revelação do ano em centenas de revistas especializadas.
Apesar da banda se manter em evidência, os álbuns que se seguiram não conseguiram repetir o mesmo sucesso, principalmente em virtude de o mercado ter ficado saturado de dezenas de bandas semelhantes. Mas indiscutivelmente cabe ao Green Day a honra de ter popularizado o estilo.

Insomniac, de 95, mostrava um Green Day mais pesado e com belas melodias. Destaques para a dobradinha clássica "Brainstew/Jaded", entre outras, como "Panic Song", "Geek Skin Breath", "86", "Armatage Shanks", "Stuck With Me", e o resto.
O Green Day lançou Nimrod em 97, mostrando uma faceta mais eclética da banda, como na Stray-Cats-Punk-Rocker "Hitchin' A Ride", a trilha sonora do filme Varsity Blues "Nice Guys Finish Last', entre outras, como "Jinx", "Platypus (I Hate You)" e a hiper-furiosa "Take Back". Destaque para a balada conhecidíssima "Good Riddance (Time Of Your Life)".
2000 foi o lançamento de Warning, com uma boa baixada no lado punk-teenager da banda. Destaques para a ótima faixa-título, "Waiting", "Church On Sunday", a poderosa "Minority" e a líndissima balada "Macy's Day Parade".
Para acalmar os fãs, 2001 foi lançado a coletânea International Superhits, com músicas inéditas, como "Maria", "J.A.R.", e "Poprocks & Coke".
O álbum de lados B "Shenanigans" foi lançado em 2002, com músicas que não deixam nada desejar as mais famosas, como "Ha Ha You're Dead", "Suffocate" e a ótima cover dos Ramones "Outsider".
Dando um passo a frente, 2004 foi o ano de American Idiot. Desde a faixa título de abertura que cospe na hipócrita sociedade americana, passando a uma história conceitual, com duas mini-óperas de nove minutos ("Jesus Of Suburbia" e "Homecoming"), baladas (como a pesada e suave ao mesmo tempo "Boulevard Of Broken Dreams", o solo de slide guitar de "Give Me Novacaine" e "Are We The Waiting"), o poderoso refrão de "Holiday", o punk rock basicão de "She's A Rebel", o power pop de "Extraordinary Girl" e street-punk a lá Rancid "St. Jimmy". Excepcional, elogiado por personalidades como Stephen King, o disco rendeu o Grammy Awards de Melhor Álbum de Rock.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Thank`s To The Visite